RICHARD WAGNER E A MÚSICA COMO IDEAL ROMÂNTICO
RICHARD WAGNER E A MÚSICA COMO IDEAL ROMÂNTICO
- EditoraUNESP
- Modelo: 7499075
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 62,10
R$ 69,00
No ano em que se comemorava o centenário de nascimento de Beethoven, Wagner publica um
ensaio em homenagem ao seu compatriota, cujo título nomeia o homenageado. Nesse texto,
Wagner toma por base conceitos empregados na obra O mundo como vontade e representação
de Schopenhauer e vê na obra beethoveniana a consagração do conceito de Idéia, a
profundidade musical revelada no sublime, em oposição à superficialidade e idéias
estéticas sazonais.
Este livro apresenta uma análise aprofundada desse importante texto do século XIX, o
qual é pouco conhecido em língua portuguesa. A partir das idéias inseridas em
Beethoven, o autor verifica três eixos de relações, a saber: a relação Wagner-
Beethoven, a inserção desse texto na estética musical do século XIX e o uso da
filosofia schopenhaueriana por Wagner como instrumento de legitimação filosófica,
visando colocar Beethoven como fundador da Obra de Arte Total.
ensaio em homenagem ao seu compatriota, cujo título nomeia o homenageado. Nesse texto,
Wagner toma por base conceitos empregados na obra O mundo como vontade e representação
de Schopenhauer e vê na obra beethoveniana a consagração do conceito de Idéia, a
profundidade musical revelada no sublime, em oposição à superficialidade e idéias
estéticas sazonais.
Este livro apresenta uma análise aprofundada desse importante texto do século XIX, o
qual é pouco conhecido em língua portuguesa. A partir das idéias inseridas em
Beethoven, o autor verifica três eixos de relações, a saber: a relação Wagner-
Beethoven, a inserção desse texto na estética musical do século XIX e o uso da
filosofia schopenhaueriana por Wagner como instrumento de legitimação filosófica,
visando colocar Beethoven como fundador da Obra de Arte Total.
Características | |
Autor | ROGER LISARDO |
Biografia | No ano em que se comemorava o centenário de nascimento de Beethoven, Wagner publica um ensaio em homenagem ao seu compatriota, cujo título nomeia o homenageado. Nesse texto, Wagner toma por base conceitos empregados na obra O mundo como vontade e representação de Schopenhauer e vê na obra beethoveniana a consagração do conceito de Idéia, a profundidade musical revelada no sublime, em oposição à superficialidade e idéias estéticas sazonais. Este livro apresenta uma análise aprofundada desse importante texto do século XIX, o qual é pouco conhecido em língua portuguesa. A partir das idéias inseridas em Beethoven, o autor verifica três eixos de relações, a saber: a relação Wagner- Beethoven, a inserção desse texto na estética musical do século XIX e o uso da filosofia schopenhaueriana por Wagner como instrumento de legitimação filosófica, visando colocar Beethoven como fundador da Obra de Arte Total. |
Comprimento | 21 |
Editora | UNESP |
ISBN | 9788571399075 |
Largura | 14 |
Páginas | 168 |